A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou, nesta quinta-feira (30), uma operação contra um grupo criminoso especializado em golpes virtuais, que fez vítimas em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os suspeitos usavam perfis falsos de mulheres nas redes sociais para enganar homens, extorqui-los e ameaçá-los de morte.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Recife e Olinda, em Pernambuco, onde seis suspeitos foram presos, incluindo um homem que já estava detido e aplicava o golpe de dentro da cadeia.
Como funcionava o golpe?
Os criminosos criavam um perfil falso no Facebook, utilizando fotos de uma jovem para atrair vítimas. Após ganhar a confiança delas, um suposto “companheiro” da mulher entrava em contato, afirmando ser membro de uma facção criminosa e exigindo dinheiro sob ameaça de morte.
Duas vítimas de Canoas procuraram a polícia após sofrerem extorsões semelhantes, ocorridas entre abril e maio do ano passado. Durante a investigação, os agentes identificaram que o golpe era aplicado em diversos estados do país e que o perfil falso já contava com 2,6 mil amigos, a maioria homens jovens.
Com a prisão dos suspeitos, a polícia agora busca identificar outras vítimas e aprofundar as investigações sobre a atuação da quadrilha.