O prazo para pagamento da 3ª e última parcela para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para os proprietários de veículos licenciados no Estado do Rio de Janeiro termina no próximo dia 15 (terça-feira). A consulta do valor devido pode ser feita diretamente no aplicativo da Zapay, fintech especializada em simplificar a vida dos proprietários de veículos, mediante placa do veículo e um dado de segurança, como CPF ou Renavam.
O valor do tributo no Rio de Janeiro (assim como em outros estados) é calculado por meio da aplicação das alíquotas estabelecidas em lei (4% para carros flex, 2% para motos, 1,5% para carros movidos a GNV e 0,5% para veículos movidos 100% elétricos) sobre os valores venais (preços de mercado) dos veículos.
No Rio de Janeiro, os proprietários de veículos com mais de 15 anos estão isentos do IPVA. Os outros motoristas têm a opção de pagar o tributo em até 3 parcelas, definidas pelo estado. Porém, no app da Zapay o motorista pode parcelar os tributos ou multas veiculares em até 12 vezes. Como única empresa autorizada pelos Detrans de todo o Brasil, a Zapay, além de ser uma ferramenta para consulta de débitos veiculares, é uma alternativa para o pagamento do IPVA, licenciamento e multas, inclusiva as já vencidas.
Pela regra de repartição do imposto, o Tesouro Estadual fica com 40% do montante arrecadado, os municípios onde os veículos são registrados ficam com 40% e os 20% restantes vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Tatiane Santos 11954364932 [email protected]