Santander realiza sua primeira antecipação de crédito cambial sustentável no setor de café, em parceria com a mineira NKG Stockler

O Santander Brasil concluiu a sua primeira operação de antecipação de crédito cambial (ACC) com selo sustentável para o setor cafeeiro, no valor de R$ 120 milhões. A operação foi realizada com a NKG Stockler, empresa mineira do grupo Neumann Kaffee Gruppe (NKG), reconhecida globalmente por suas práticas socioambientais rigorosas e seu compromisso com a rastreabilidade e conformidade na cadeia do café.

A antecipação de crédito cambial é uma linha de financiamento que permite às empresas exportadoras receberem, de forma antecipada, os recursos das vendas realizadas ao exterior. No caso da NKG Stockler, os recursos antecipados estão vinculados a embarques futuros de café para o mercado internacional — com o diferencial de estarem atrelados a critérios claros de sustentabilidade.

A operação se destaca por ser a primeira do Santander com foco em café e com um selo sustentável. A NKG Stockler adota um sistema de monitoramento avançado desenvolvido para impedir a compra de sacas provenientes de áreas desmatadas ilegalmente ou de fornecedores envolvidos com trabalho análogo à escravidão. Esse controle rigoroso está alinhado às exigências dos mercados internacionais e de regulamentações como a EUDR (European Union Deforestation Regulation), que exige rastreabilidade total na cadeia de suprimento.

“A parceria com a NKG Stockler reforça o papel do Santander em fomentar uma economia mais sustentável, apoiando empresas que promovem boas práticas ambientais e sociais. Essa operação é um marco para o setor e nos impulsiona a ampliar soluções financeiras com impacto positivo”, afirma Esther Unzueta, head de finanças sustentáveis do Santander.

Atualmente, a NKG Stockler, sediada em Varginha (MG), conta com a participação de 572 produtores em seu programa de sustentabilidade, o NKG Verified, e com quase 500 colaboradores — dos quais 25 são dedicados exclusivamente à área de sustentabilidade. A empresa é uma das maiores exportadoras de café do Brasil e, por meio do programa, busca assegurar a rastreabilidade da produção e garantir que os grãos comercializados estejam em conformidade com os princípios ESG (ambientais, sociais e de governança). Com o apoio de uma plataforma digital robusta, a NKG Stockler monitora milhares de produtores em todo o país, promovendo inclusão, capacitação e a melhoria contínua das práticas agrícolas.

“É gratificante ver que os esforços de todos os elos da cadeia — dos produtores que fornecem o café até os torradores no exterior, que buscam um produto diferenciado e o levam ao mercado — são reconhecidos dessa maneira. Juntos, podemos fazer a diferença e contribuir para um mundo cada vez melhor”, afirma Ole Kerbsties, diretor de sustentabilidade da NKG Stockler.

“Com a operação, o Santander reforça seu compromisso em liderar soluções financeiras sustentáveis para o agronegócio brasileiro, promovendo uma cadeia produtiva mais justa, transparente e resiliente”, completa Caroline Perestrelo, head de Agro-Corporate do Santander.

By King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Relacionados