Juliana Brizola (PDT) visitou o complexo da Santa Casa, enquanto Luiz Delvair (PCO) fez campanha no bairro Sarandi, na Zona Norte. Rodrigo Maroni (PROS) se reuniu com protetores de animais. Os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre cumpriram compromissos de campanha nesta sexta-feira (6), de acordo com agenda eleitoral na cidade. A RBS TV acompanha três candidatos por dia.
Veja em ordem alfabética, do nome na urna, como foi o dia dos candidatos Juliana Brizola (PDT), Luiz Delvair (PCO) e Rodrigo Maroni (PROS).
Confira a agenda dos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre
Juliana Brizola (PDT)
Juliana Brizola (PDT)
Reprodução/RBS TV
A candidata Juliana Brizola (PDT) visitou o complexo da Santa Casa, e se reuniu com a direção do hospital pra falar sobre a terceirização do atendimento nos postos de saúde. A instituição é um dos grupos hospitalares que vai assumir essa função. Questionada sobre as propostas para a área da saúde, a candidata disse pretende promover concursos públicos, caso seja eleita.
“A gente veio saber um pouco mais sobre a terceirização que está sendo feita nas unidades básicas de saúde. Se vai haver alguma rotatividade, a gente quer entender se isso vai ser uma coisa positiva no atendimento da população ou se de alguma forma pode trazer algum prejuízo, que não seja aquele da continuidade que é dado pelo servidor público concursado. Seria ideal que a gente pudesse fazer um concurso público prevendo 40h, 20h e 10h. Por que dez horas? Porque 10h pode conseguir garantir o especialista dentro do posto de saúde”, afirma.
Luiz Delvair (PCO)
Luiz Delvair (PCO)
Reprodução/RBS TV
O candidato Luiz Delvair (PCO) fez campanha no bairro Sarandi, na Zona Norte da Capital. Ele conversou com eleitores e fez panfletagem em filas de uma agência bancária e um lotérica na avenida Assis Brasil. O candidato falou que seu projeto de governo para a área da saúde de Porto Alegre segue as diretrizes do partido.
“Nós temos um programa para a saúde, não só para a Capital, mas para o país e o mundo: é a estatização da saúde. Não só aqui na Capital como em todo o país. As pessoas estão morrendo de Covid na fila da saúde e não tem medicamento, as pessoas não tem como se tratar, não tem vacina. Inclusive, nós temos uma campanha da volta às aulas para as crianças só com vacina. E o governo está aí, tentando trazer as crianças para um genocídio total. Não só os alunos, como os professores também”, pontua.
Rodrigo Maroni (PROS)
Rodrigo Maroni (PROS)
Reprodução/RBS TV
Rodrigo Maroni (PROS) se reuniu com protetores de animais e gravou vídeos para incentivar a adoção de cães e gatos. Segundo o candidato, políticas públicas para os animais poderiam diminuir o abandono. Questionado sobre suas propostas para a saúde pública de Porto Alegre, ele falou sobre a valorização dos servidores.
“Eu acho que nós temos que valorizar a iniciativa dos servidores públicos, do serviço público, fortalecer isso. Na minha opinião, médico de posto de saúde, enfermeiros, tinha que ser o teto salarial, não do prefeito, porque fundamentalmente, eles estão na ponta em todas as comunidades. E a política pública é a última alternativa na verdade do povo pobre que precisa de hospital. Numa cidade endividada como é Porto Alegre, quebrada, como é Porto Alegre, se tu pagar o que existe, e fazer o que existe funcionar, já é uma grande coisa”, disse.
Veja mais vídeos sobre Eleições 2020 no RS